O SUBDESENVOLVIMENTO: ETAPA OU PER-MANÊNCIA?
Países subdesenvolvidos: aqueles que ainda vão se desenvolver, ou, uma situação permanente de não desenvolvimento.
Indicadores de desenvolvimento e subdesenvolvimento: econômicos, sociais e políticos. (são apenas de visão didática e não estão separados)
INDICADORES DE SUDESENVOLVIMENTO
São eles: vitais, econômicos, sociais e políticos.
Ex. população: 163 milhões; 16 milhões vivem na miséria; 86 milhões não consomem 2.240 calorias por dia; (estes indicadores mostram uma situação de miséria e subdesenvolvimento)
Indicadores vitais: *insuficiência alimentar; *grande incidência de doenças, *intensa natalidade; *altas taxas de crescimento demográfico;
*insuficiência alimentar – Mínimo: 1000 calorias / inferior a 2240 calorias é subalimentação. Ingestão de proteínas e combinação de alimentos suficientes para uma pessoa.
*grande incidência de doenças – doenças controladas nas grandes populações podem matar em países subdesenvolvidos graças à falta de defesa do organismo, causado pela má alimentação, principalmente. Ex. tuberculose, malária, etc.
*intensa natalidade (altas taxas de crescimento demográfico) – Muitos nascimentos, e altas taxas de mortalidade infantil provocados pela falta de higiene e condições de moradia. Formação profissional: crianças que tem de trabalhar muito cedo e não conseguem freqüentar a escola;
*altas taxas de crescimento demográfico – estes são sinais de subdesenvolvimento é será sinal de desenvolvimento uma população cresce em proporção com as mortes, onde a expectativa de vida deve ser de 70 anos em países desenvolvidos.
Características de maturidade num país:
Países maduros: empreendem a revolução industrial a mais de cinco gerações; boas condições de higiene e saúde; boa qualidade de vida para a população.
Países jovens: países subdesenvolvidos em estado de desenvolvimento: crescimento da população e da expectativa de vida;
Países em transição: aumenta aos poucos a expectativa média de vida, graças a medidas para melhor higiene e saúde diminuindo a mortalidade infantil e as doenças de massa;
Indicadores econômicos: * baixa renda per capita; * predominância do setor primário sobre o secundário; *problemas na agricultura; *problemas na indústria; *concentração de renda; *problemas no setor externo; *subemprego ou desemprego disfarçado.
* baixa renda per capita – é o resultado da divisão da renda nacional pela população do país. Ex. suíça: RPC-43060 / Brasil-4790 dólares.
* predominância do setor primário sobre o secundário – primário: agricultura, pecuária, pesca etc. secundário: industria, extrativismo mineral, etc.
*problemas na agricultura – *baixa produtividade; *subemprego; *concentração da propriedade;
A produtividade do trabalho é representada pela relação produto/trabalho, que indica a quantidade de trabalho empregada para gerar um determinado volume de produto. Em países subdesenvolvidos esta relação é baixa. Para um volume de produto se empregam muitos trabalhadores.
• Agricultura pouco mecanizada – mais trabalho / menos máquinas / mais pessoas e pouco produto.
• Agricultura extensiva – para obter mais produto são utilizados mais recursos naturais.
*subemprego ou desemprego disfarçado – são trabalhadores agrícolas com empregos temporários (bóias frias) ou uma agricultura de subsistência voltada para o autoconsumo. Concentração de renda da propriedade rural. As grandes terras estão nas mãos de poucos tendo baixa produtividade ou inexploradas;
*problemas na indústria – o setor secundário tem participação reduzida na vida econômica das nações subdesenvolvidas; Predominam indústrias de bens e consumo não sofisticado que não exigem mão de obra qualificada; baixa utilização de mão de obra nas indústrias de bens de consumo e capital (usam máquinas e usam menos pessoas)
*concentração de renda – mal distribuída, ficando nas mãos de poucas pessoas;
*subemprego ou desemprego disfarçado – subemprego são os trabalhadores sem um emprego regular não participando das atividades economicamente produtivas. Ex. jornaleiros, engraxates. Etc.
Indicadores sociais: fatos que indicam pobreza, miséria ou atraso no desenvolvimento mostrando um padrão de vida superior ou inferior
Indicadores políticos: formulação de projetos únicos de desenvolvimento, convertendo-se em programa nos quais a situação do Estado é indispensável;
INDICADORES NÃO SÃO ABSOLUTOS
Devemos aprender a ler os índices para que cada situação seja observada dentro de seu contexto. Se observarmos apenas os números veremos países e pessoas subdesenvolvidas ou em desenvolvimento. Mas os índices são constantemente modificados tendo uma mobilidade própria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário