sexta-feira, 6 de agosto de 2010

MUDANÇA SOCIAL

MUDANÇA SOCIAL: é qualquer alteração nas formas de vida de uma sociedade. Nenhuma sociedade é sempre a mesma em seus vários momentos na história.

Entendendo o conceito
Escravidão: os escravos depois de sua libertação tornaram-se livres e recebiam um salário o que modificou toda a economia da estrutura social desta época.
Reforma agrária: a questão da distribuição das terras para os agricultores beneficia a quem? Grupos políticos e poderosos não querem perder sua terra e protegem seus direitos junto aos representantes políticos.
Nos dois casos acima as situações históricas trouxeram inúmeras mudanças sociais e em cada sociedade aconteceram as modificações particulares deste período.

MUDANÇA SOCIAL E RELAÇÕES SOCIAIS
A mudança social modifica as relações sociais.

NO RITMO DAS MUDANÇAS
O ritmo das mudanças varia d sociedade para sociedade. Lento nas pequenas comunidades e acelerado nas grandes cidades. Esta variação de ritmo depende do maior ou menor grau de contato com outros povos, do desenvolvimento dos meios de comunicação e das atitudes individuais e sociais. É mais fácil substituir um utensílio do que uma pessoa em determinado setor.

CAUSA DA MUDANÇA SOCIAL
Estabelecida de duas formas:
• Por força interna: originada dentro da sociedade;
• Por força externa: influenciadas por outras sociedades;

Invenções
Descoberta: é a aquisição de um novo conhecimento, de uma informação nova;
Invenção: é a aplicação da descoberta.
Toda invenção nasce de uma determinada sociedade e seus habitantes recebendo o conhecimento acumulado de sua cultura, fornecem bases para as invenções. Através da herança social construída temos os alicerces que apóiam as idéias de cada cultura.

Difusão cultural
É uma força externa que ocasiona as mudanças sociais e as modificações na sociedade. Grandes invenções são produto de uma colaboração de vários países diferentes. É esta difusão que aumenta e expande a cultura das várias sociedades e acelera o ritmo de mudança.
É mais fácil difundir técnicas do que valores, idéias e sistemas, que imprimem emoções, tendo um significado mais profundo.
O critério de utilidade torna a aceitação cultural mais fácil. Ex. terno (Brasil) túnica (África).
A cultura doadora se for bem aceita, facilitará sua difusão. Ex. Calça Lee (EUA para o Brasil)
Novidade é um fator de aceitação, pois queremos sempre coisas novas.

Invenção e difusão cultural
Quanto maior o número de invenções mais rápida será a difusão e a modificação de hábitos e costumes. Ex. computador; celular.

FATORES CONTRÁRIOS E FAVORÁVEIS À MUDANÇA SOCIAL
As mudanças sociais esbarram em resistências, pois a estrutura social impõe obstáculos para a mudança. Ex. cristianismo; democracia.

Obstáculos e resistências
Obstáculos: são barreiras oriundas da própria estrutura social e que dificultam ou impedem a mudança social. Ex. agricultura (período da escravidão e libertação)
Resistências: são atuações conscientes e deliberadas para impedir a mudança social. Ex. proprietários de escravos não queriam a abolição.
Em toda estrutura social existem grupos ou camadas sociais cujos interesses ou valores fazem com que aconteça a resistência a mudanças sociais.

Atitudes individuais e sociais na mudança (4 tipos)
*Atitude conservadora: se mostra contrária ou temerosa em relação às mudanças. Tradicionalismo (se mantêm firme em suas bases antigas e não dá espaço para o novo) e reacionarismo (pressão moral para manter a tradição acontecendo grande resistência para mudanças)
*Atitude reacionária: conservadorismo exagerado. Opõe-se a qualquer tipo de mudança, numa atitude radical para que tudo permaneça como está.
*Atitude reformista: aquela que vê com agrado a mudança moderada. É o desejo de mudança dos modos de vida e das instituições.
*Atitude revolucionária: Defende transformações profundas e imediatas, usando até de métodos violentos.

CONSEQÜÊNCIAS DA MUDANÇA SOCIAL
As invenções e a difusão cultural são processos que ocasionam mudanças sociais, pois provocam modificações nos costumes, nas relações e nas instituições. Ex. invenção da arma de fogo; televisão; tinta.

Reforma e revolução
Reformas: são mudanças gradativas que procuram melhorar as instituições sem destruí-las, sem romper com os costumes. Tem o objetivo de melhorar uma situação.
Revolução: mudança social profunda e violenta, que destrói ou procura destruir a ordem social existente substituindo-a por outra. Alteram todo o sistema de relações sociais.

2 comentários:

  1. Quando colocam a matéria, colocam também as referências bibliográficas. Tiram a matéria aonde?

    ResponderExcluir